segunda-feira, 5 de junho de 2017

Vendi meu carro, será que invisto?



Olá nobres companheiros. Acredito que já deixei bem claro nesse ambiente em que vos escrevo que sou meio adepto a “catiras” (para quem não sabe o significado ai vai):


Fazer troca. Expressão usada em algumas cidades do sudeste”
    

Pois bem, todos sabem que eu possuía um Siena, como já deixei expresso em alguns posts dos veículos que já possuí Link da postagem aqui. O carro é uma maravilha, apesar de ser 1.0 ele era completo e muito novo tanto por dentro quanto por fora.


Acontece que eu tenho uma veia muito forte para negócios e quando vislumbro uma oportunidade normalmente não a deixo escapar. Comprei esse veículo há pouco mais de um ano e todo o tempo que fiquei com ele não tive muitos gastos, tirando a batida que sofreu Link da batida. Dessa forma essa semana recebi uma proposta de um amigo que se interessou pelo veículo mesmo sem estar à venda. Ele me perguntou se eu aceitaria uma proposta e imediatamente fiz que sim, pois oportunidades vão e demoram voltar. Ele me ofereceu pagar o mesmo valor que eu tinha pagado há um ano.


Como não sou bobo, aceitei de imediato, já que não fiz nenhuma benfeitoria no carro (pelo contrário ele foi batido e arrumado) decidi aceitar. Pensando que estamos passando por um momento difícil e achar uma proposta que em tese você não perdeu dinheiro, a não ser pela inflação, é uma ótima oportunidade.


Dessa forma fechamos negócio e o dinheiro já está em minha conta. Ai que está o pulo do gato. Não sei se conseguirei ficar sem carro sob o argumento de usar o dinheiro para dar um “plus” nos investimentos.




Acontece que na casa em que moro atualmente (meus pais) tem dois automóveis e minha motocicleta, assim, sempre que quiser sair de carro terá um disponível e no dia que não tiver ainda tenho minha moto.


A garota com que estou saindo mais firme – 6 meses – tem carro e estou passando a maioria dos finais de semana na casa dela, que só tem garagem para um veículo, ou seja, não vou lá de carro nunca. Quando vou é de moto e sempre saímos no carro dela, pois eu bebo e ela dirige.


Estou tentado a não comprar veículo por um bom tempo, a venda totalizou 20k, e somado ao meu patrimônio e a expectativa de aporte no final do ano exatamente em dezembro eu teria um pouco mais que 70k. Levando em consideração que comecei em dezembro do ano passado é um belo progresso.


De qualquer forma independentemente da minha decisão eu deixei o dinheiro em um CDB liquidez diária para deixar rendendo e se surgir oportunidades eu posso resgatar e usá-lo.


Apareceu um terreno para eu comprar também, é um pedaço de lote de um vizinho que totaliza 200 m², terá apenas contrato de compra e venda já que a escritura está em nome dele e não há possibilidade de fracionar, legalmente falando. Em relação a demandas judiciais posteriores isso é tranquilo, não há chances. O problema maior é vender posteriormente para alguém que aceite ser nessas condições, sendo assim vislumbro como investimento a construção de barracos de aluguel, contudo iria atrapalhar meus aportes e a força meteórica da bola de neve financeira. Ele quer no terreno R$20.000,00. Estou estudando ainda!



De qualquer maneira meus caros é isso ai, não sei  se meu orgulho vai deixar eu ficar por muito tempo sem carro, mesmo sabendo que há alguns a minha disposição, no entanto, vou fazer um teste e ver se consigo adaptar.


19 comentários:

  1. Use os carros dos velhos e a moto. Não precisa mais um...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, estava pagando estacionamento também já que a garagem só possui duas vagas. Além disso o carro da minha mãe eu ajudei com 50% do valor, além de bancar manutenções e ajudar nos documentos.

    Por enquanto estou tentado a fazer isso mesmo CF.

    ResponderExcluir
  3. "Não é o momento para investir, meu amigo, você deve gastar o dinheiro com mulheres, bebidas, medicamentos lícitos, prazeres momentâneos e efêmeros, não pense no longo prazo, viva o agora, presenteie a sua atual ficante, carpe diem".
    Obs. deixei o comentário entre aspas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, falou viu anon, ou também posso comprar um outro carro em um leilão bem abaixo da tabela e vender, como já fiz algumas vezes. O foda é que sempre fico mais tempo com o carro e acabo gastando algo a mais.

      Sempre assim, você tem 20k e quer um carro de 30k, a conta nunca fecha.

      Excluir
  4. Qual a rentabilidade do CDB de liquidez diária?

    ResponderExcluir
  5. Lawyer, pelo seu relato, não há nenhum motivo para você comprar um carro agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas mesmo assim fico pensando sabe, quem é acostumado com suas coisas as vezes sente quando depende de outrem, bom é que está tudo em casa.

      Excluir
  6. Você tem carro da família para utilizar em caso de necessidade. Tem uma moto também. 20k com juros compostos no longo prazo fazem diferença. Sempre subestimamos as escolhas do hoje em relação futuro. Depois de 10 anos pensamos: "se eu tivesse feito isso aquela época, hoje estaria com R$ x..."

    Em minha opinião, o mais importante é você ter 20k em mãos para escolher as oportunidades de comprar ativos, independentemente de serem ações, fiis, TDs, terrenos, etc. Quando você tem a grana em mãos, a tranquilidade paira e as oportunidades brotam.

    Abs Dr



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela ajuda TR, também estou pensando assim.

      O que mais me estimula a guardar é saber que com esse dinheiro já ultrapassei os 50k. Querendo ou não para mim é uma marca bastante significativa.

      Vou ir controlando e administrando a consciência e o dinheiro.

      Excluir
  7. O terreno a R$20k parece atrativo msm, mas o fato de não poder ter matrícula própria pode causar dores de cabeça no futuro ou até mesmo ser um empecilho para vender com uma boa margem de lucro. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que pra vender não deve ser difícil, se valorizar muito será uns 10k em uns 3 anos acredito que um pai de família calsse baixa anime pagar pra sair so aluguel.

      Excluir
  8. nao vejo necessidade de um carro baseado no que voce disse acima.
    ao meu ver não compraria esse terreno,realmente pode causar MUITA dor de cabeça...interessante seria inventar algum contrato dizendo que tu daria uma entrada de 5 mil por exemplo e o resto ia pagando ao longo do tempo,ou 10 mil e o resto vai pagando em parcelas mensais com algum prazo de carencia etc... ai da pra pensar melhor até e ir fazendo um caixa enquanto isso também

    mas se fosse eu,com 20k com certeza 10k iriam para aporte em 2018,5k la pelo meio de 2018 e dependendo +5 em 2019.
    acredito que 2018 vai rolar bastante merda então espero uma grande queda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação a parcelar o cara não aceita, pois está vendendo para terminar a casa dele.

      Mas de toda forma não irei comprar por enquanto, estou gostando de ver a carteira mais volumosa kkk.

      Excluir
  9. Fala L.I sobre o carro, dá uma segurada, se você fizer questão de ter o seu, você pode olhar os leilões futuramente (eu já comprei 3 carros em leilões).

    Sobre o terreno, isso dá dor de cabeça, como a matrícula do lote todo está no nome do vendedor (foi isso que entendi), ele pode ter algum piripaque e ai meu filho, o espólio dele vai te dar dor de cabeça !! fora muitas outras variáveis ai nesse meio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao espólio eu conheço a família dele e lá eu domino, pode ter certeza se não for pelo amor é pela dor (lá ninguém é doido de atrasar o lado do lawyer).

      Mas vou olhar sim,. já comprei uns 4 veículos em leilão também e vendi todos com lucro.

      Excluir
  10. é, eu nem tenho carro, me viro da mesma forma que vc irá se virar hahahha

    Não tenho conhecimentos para opinar sobre terreno. Ainda não vi nenhum onde eu tivesse interesse em investir...

    abraços!

    ResponderExcluir
  11. Investe.
    Eu tinha um carro (um Siena também), hoje só ando de bicicleta (moro numa cidade pequena). Carro é como um filho, custa muito manter. Se conseguir viver sem, melhor nem ter..rs

    ResponderExcluir