segunda-feira, 4 de junho de 2018

Patrimônio Financeiro Maio/18: R$ 98.820.00 ou – 5.157,00 ou % -4,95





Olá companheiros da mais árdua caminhada financeira do Brasil. Esse mês dispensa comentários não é verdade?


Vi minha carteira de ações cair em um pequeno lapso temporal de +12% para -13%, o que não é nada fácil de aguentar. Porém agora no fechamento já recuperei bem essa perda e estou abaixo dos 6%, tendendo a uma recuperação a curto prazo eu imagino.


Esse mês como nos dois últimos não fiz nenhum aporte e ainda usei o dinheiro da renda passiva que entrou para quitar o terreno que comprei. Sendo assim, a única entrada de dinheiro que não coloquei a mão foram as migalhas da renda fixa.


90% da minha renda passiva vem de empréstimos pessoais, e com um valor abaixo dos 35k consigo mais rendimentos do que se tivesse 250k. Nada mal né! Tem os seus riscos, porém tem as vantagens e até agora ainda bem que só vi essas.


Quanto ao patrimônio não contabilizado como investimento na carteira que apresento, esse só aumenta. Até o final desse mês ou na pior das hipóteses do mês que vem terei uma chance real de aumento na renda passiva já que após algumas reformas colocarei 3 imóveis para alugar sendo 2 comerciais e 1 residencial.


Quanto a loja só tenho a comemorar, mesmo esse mês sendo o pior desde que abri e tendo um faturamento 32% menor que o mês anterior, ainda dá lucro, e é o que importa. Não dependo dele para nada mesmo. Então mesmo que por algum tempo só dê para pagar despesas ainda compensará. Mas esse pequeno início de mês já aumentou bem o movimento e o aluguel de aproximadamente 2k é pago quase sempre em uma semana.


A renda passiva deste mês ficou em R$1.930,00.


Mês que vem volto com aportes normais de 2k. Caso eu não venha a gastar muito com a obra (extraordinários), vou aportar também o dinheiro dos bicos, da loja, e da venda de muambas. Assim poderá chegar próximo aos 5k, o que irá recuperar os 3 meses sem aportes.


Outra coisa que já estudei é fracionar meu terreno de 5.000m² e vender 4 lotes de 1,000m², não será difícil e só vou oferecer para conhecidos que saibam da situação, qual seja, não tem escritura e apenas contrato de gaveta. Para os medrosos de plantão, que vão informar que é loucura ou quem compra não tem noção. Ledo engano, a maioria do país é assim, e quem se prega demais nas entrelinhas das regras não consegue nada. Não estou falando em jogo sujo e sim de bom senso. Irei vender e explicar a situação para quem comprar, após um tempo com o título e a posse mansa pede-se em juízo a usucapião e a escritura. Não tem nada de errado nisso.


Com a venda dos terrenos, caso se concretizasse esse ano darei uma guinada no patrimônio e certamente ultrapassarei a barreira dos 500k patrimonial.






Vlw amigos e fiquem na paz de Deus, pois só ele é nosso pai e salvador.

6 comentários:

  1. Mês difícil esse, mais é bom pra lembrar que nem tudo é oba oba. Eu tive uma redução de 3K e também estou a uns 6 meses sem fazer um aporte decente.
    Esse negocio do terreno é excelente.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Nesse mês a RV foi dura com todos os blogueiros, queda generalizada.

    Seu resultado nem foi tão ruim, no final das contas. Muito bom a loja continuar tendo lucro, ainda que inferior, sinal de maturação do negócio.

    Não entendo nada desses negócios imobiliários.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. mew, se vc não aguenta bolsa então não entra, pateta!

    ResponderExcluir