sexta-feira, 20 de julho de 2018

A importância de uma companheira na caminha rumo a I.F



 Todos que me acompanham sabem que estou a algum tempo namorando uma moça que também é empreendedora. Sempre tive sorte com mulheres, pois me considero uma pessoa confiante na minha capacidade de conquista. Não tem nada haver com aparência e sim como se portar.


Algum tempo atrás em meus fechamentos financeiros também tinha meio que uma carteira de mulheres, porém depois que o namoro começou ficou sem sentido atualizá-la, já que me desliguei das outras.


Voltamos ao tema finanças. Minha namorada é uma pessoa guerreira e muito batalhadora, pois saiu de sua cidade natal com a cara e a coragem para ganhar a vida na capital. Ela acertou na mosca ao realizar um curso na área de saúde e estética e hoje tem seu próprio e prospero negócio. 


Quando a conheci há um ano e seis meses eu vi que ela tinha a veia empreendedora aguçada e acabou que encontramos vários pontos em comum. Um deles foi a visão de montar uma loja com produtos voltados para a área da beleza feminina. Ela entrou com capital e conhecimento e eu com capital e trabalho pesado no que se refere a fazer o negócio funcionar.


Voltando a parte de quando eu a conheci. No início do ano passado eu não fazia tantos bicos e não tinha uma renda boa em relação a que tenho hoje. Ganhava aproximadamente 5,5k mensais brutos, enquanto ela com seu negócio próprio já vinha ganhando acredito que de 8 a 12 k líquidos dependendo do mês.


No entanto, com a loja que montamos e com meus bicos de vendas de "tudo quanto dê para ganhar dinheiro", somado aos meus empréstimos hoje consigo tirar algo em torno de 8 a 10k líquidos, isto é, próximo ao que ela ganhava quando nos conhecemos.



Toquei nesse assunto, pois o fato de agorar eu ganhar o que ela já ganha a tempos atrás mostra a capacidade de aporte que a pessoa consegue quando se tem um objetivo maior. Quando olho para trás esse um ano e meio eu vejo o que já conquistei de patrimônio sólido. Comprei uma área com 5.000m², além de um imóvel composto de duas lojas e construí um apartamento em cima. Claro que o AP está em fase de construção ainda, deve ficar totalmente acabado e pronto em torno de um mês. E serão 3 fontes de renda passiva extras, 2 comerciais e um residencial. Procurei comprar este imóvel em uma favela, pelo baixo preço, assim com pouco dinheiro consegui construir o AP. 


O que eu quero demonstrar com isso é o seguinte, enquanto eu cresci em patrimônio minha namorada não fez praticamente nada com o dinheiro que ela ganha. Apenas continua pagando as prestações do AP dela, as contas normais e comprando um milhão de muamba e roupa.


Tivemos uma briga seria algum tempo atrás sobre dinheiro, ela quer que eu gaste mais com saídas e roupas de marca. Imagina a minha cara. Desde então passei a fazer reflexões e ver se realmente temos futuro juntos. 


Tentei explicar para ela o meu objetivo e fazer com que ela também participe disso, criando inclusive uma carteira de investimentos, porém recebi a informação que é melhor viver hoje bem por que não sabemos o dia de amanhã. Ai vocês já viram o nível né!





Às vezes me pego pensando se duas pessoas com objetivos diferentes conseguem ficar juntas por muito tempo, ainda mais quando o assunto é dinheiro. E olha que não é a falta dele e sim a sobra.


Vou tentando levar até onde der, mas não vou forçar muito a barra, até por que tenho vontade de ser pai e com 31 anos já quero deixar algo certo para o futuro nesse sentido.

Fico com medo de me casar na tora e depois ter filhos com alguém que tem o hábito de gastar de qualquer jeito e com tudo, imaginem o sem números de discussões que teríamos e a difícil tarefa de criar um filho, seria tipo o pai rico e pai pobre, dentro da mesma casa.

 



28 comentários:

  1. E ai Lawyer,

    Cara é uma situação complicada, dizem que o tema "dinheiro" é o principal motivo para brigas de casais, eu pensaria muito bem antes de casar. Logicamente não dá pra descartar a mulher apenas por uma "impressão", mas já pode acender o sinal amarelo, principalmente considerando que vc pretende ter filhos.

    Não sei se é coincidência, mas as pessoas que eu conheço que têm o espírito mais empreendedor ao mesmo tempo também têm menos preocupação financeira de longo prazo. São pessoas com atitude, que fazem acontecer, e tratam o dinheiro da mesma forma: é preciso gastar agora, ninguém sabe o futuro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que se nós dois juntassemos uma grana juntos, atingiriamos rapidamente a IF, seria uma caminhada mais curta, algo tipo 5 anos no máximo. Mas fazer o que ne.

      Excluir
  2. Cara se você encontrou uma mulher com quem você acredita que vale a pena manter um relacionamento, que tem bons valores, companheirismo etc, você já conseguiu o mais difícil.
    Dificilmente você vai achar alguém que seja 100% como você gostaria que fosse.

    ResponderExcluir
  3. Isso sim sem dúvidas, mas as divergências existem e podem permanecer a questão é? Será que conseguiremos vence-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas existe algum relacionamento humano sem divergências? A vitória depende de vocês, depende do quanto vocês estão dispostos a ceder ou mudar e fazer acontecer.

      Excluir
    2. Concordo totalmente a questão é que eu considero que sou o que mais cede. Mas todo mundo puxa para seu lado ne.

      Excluir
    3. Não é impressão. Na maioria das vezes, o Homem é oque mais cede.

      Excluir
  4. Lawyer, pelo que entendi o problema maior nao e nem tanto as divergencias, mas sim ela querer mudar seu habitos certo?

    Acho que seria interessante cada um ceder um pouco ne? Voce gasta um pouco mais e ela investe um pouco hehhe.

    Abraco velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que eu já aumentei meus gastos, rs. Em quase 100%, o que não é muito coisa.

      Excluir
  5. Eu já sou da opnião contrária a " Se contente com oque tem , ninguém é perfeito"

    Vou repetir o conselho do meu pai e de vários gurus da auto-ajuda por aí.

    Pergunte para você mesmo " Essa pessoa é a pessoa certa ? é ela que vai me fazer feliz e vice versa?" Se voce pensar um pouco e não tiver certeza , ela não é a pessoa certa , e pode crer que isso funciona e pelo seu post percebe-se que você tem dúvidas.

    Você não tem que mudar o seu modo de viver para viver o modo dela , é a mulher que tem que acompanhar o homem e não ao contrário.

    Não estou dizendo que você deve terminar , mas você disse que já teve uma conversa com ela e a mesma não concordou. Então acredito eu que quanto mais você adiar isso , mais as chances de você se fuder e perder oportunidades boas por aí.

    E desencana dessa de idade cara.. o ultimo casamento do meu pai ele tinha 35 e a mulher dele tinha 18 e ja vao para 11 anos casados , nunca tiveram uma briga e ela sempre apoia ele. Meu pai mesmo fala que perdeu muito tempo com a outra mulher dele , achando que ia fazer ela pensar da mesma maneira que ele , resultou só em frustração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é fico pensando também sobre gastar o tempo atoa. Por mais jovem que ainda seja não tenho muita paciência pra ficar saindo a "caça", acaba que o modo que vivo hoje isso conta muito.

      Excluir
    2. Na verdade não é paciência . E sim voce estar na famosa zona de conforto. A unica coisa que você quer é prosperar e crescer na vida e fica mais fácil quando se não precisa se preocupar com "muié" . A verdade que a gente falar é fácil , mas coração ninguém manda né ? Mas pelo menos não mude seus objetivos cara , seja você mesmo , se você mudar por ela , por motivos que voce não considere , tem grandes chances de se arrepender depois , só isso.

      Excluir
    3. Por causa de mulher não mudo mesmo. Quem gosta mesmo da gente é só mãe. Então vou levando.

      Excluir
    4. Filho do Chefe se achar interessante libere os comentários anônimos. Você mora em interior, eu também e gostaria de fazer um comentário sobre cidades pequenas em algum blog em que se gosta de debater assuntos desse tipo.

      Sei que isso nada tem haver com o post, mas digo isso porque esse é um dos temas mais controversos da blogsfera depois de casamento e carro.

      Excluir
    5. Não sabia que esta bloqueado para anonimos , irei liberar amigo.

      Excluir
  6. O bem mais precioso que temos nessa vida chama-se tempo. Então você tem que estar seguro de estar feliz gastando seu tempo ao lado de determinada pessoa. Pelo menos na maior parte do tempo deve ser algo prazeroso, algo que agregue coisas boas para sua vida. Se for um saco na maior parte do tempo ou esteja insatisfeito com a pessoa, tem que repensar se vale a pena continuar, pois é praticamente impossível mudar o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, vou meio que colocar uma data para estipular se continuo ou não.

      Excluir
  7. Eh meu caro... vc nao esta sozinho nessa.
    Esse negocio de data.. de ir levando.. ja fiz isso... e faca isso mesmo. Va controlando..
    O importante é só uma coisa: ser feliz!
    Abracao

    ResponderExcluir
  8. Pai rico e pai pobre dentro da mesma casa ia ser de lascar. Fritaria a cabeça das crianças com tantos ditos e desditos...

    ResponderExcluir
  9. Olá Lawyer, Bom Dia, Tudo bom?

    Minha Primeira vez no Blog, e achei um bom artigo.

    Realmente, essa nova visão de longo prazo prejudica no quesito relacionamentos. Afinal, a maioria esmagadora das pessoas são imediatistas.

    Dá uma passada lá no Blog depois.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Complicado, ela tem muitas qualidades !! mas o único ou poucos defeitos que ela tem incomoda muito. Mulher não pode ser mandona e gastona, hoje ela pode até gastar pois ela ganha bem, mas imagine vocês casados e ela passar por uma crise, você terá que bancar a parte dela? tente conversar, mas a principio é melhor ficar sozinho !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala nego vei, então é isso tenho medo de crises, e o que me fez ser econômico foram crises que passei com a família.

      Excluir
  11. Passo pelo mesmo! a minha não é gastona mas está difícil sair da poupança. Somos sócios mas só conto o meu patrimônio. Vida que segue, um dia a coisa muda. Eu, particularmente, cansei de falar. A minha única preocupação é como ela vai operar isso tudo caso eu morra, uma vez que ela não entende nada além da poupança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK, se você estiver morto não precisa se preocupar com mais nada na terra, brincadeira. Mas entendi o que você quis dizer e realmente você deixa pessoas que necessitaram do que você gerava e a melhor escolha nesses casos é um seguro de vida.

      Excluir
  12. Situação complicada. Tava bom demais para ser verdade né? rs Uma mulher empreendedora que tem garra e corre atrás para fazer o negócio dar certo, mas que gosta de gastar. Olhando pelo lado positivo, se ela tem essa garra para trabalhar e ganhar dinheiro, vocês nunca passarão por aperto na vida, porque ela sempre estará trabalhando. Mas você quer tranquilidade financeira, independência. São objetivos diferentes. Então a minha sugestão é que vocês conversem e combinem que cada um faz o que quiser com seu dinheiro pessoal, sem interferir no que o outro faz. Assim ela pode gastar o quanto quiser, e você pode juntar para a independência financeira.

    Não se esqueça que vocês são sócios, então se você terminar o relacionamento, o negócio vai continuar, e vocês terão que lidar com isso. Por isso é bom separar o profissional do pessoal. Sobre as finanças da empresa, vocês vão ter que gerir juntos, já que a empresa é dos dois, mas com o dinheiro pessoal, cada um cuida do seu e faz o que quiser.

    E aí, com essa conversa você vê o que ela vai dizer. Mas claro que as coisas não são tão simples, esse é um plano que vai dar certo enquanto os dois estiverem no namoro. Se o objetivo é casar e ter filhos, como é o seu, vocês terão que combinar uma forma de gerenciar o dinheiro da casa que fique bom para os dois lados.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Estou há 3 anos com uma que no início pus na cabeça sobre a importância de aportar e investir pra ter renda passiva no futuro, um dia o pai dela presenteou com 1k, com já tinha posto na cabeça dela sobre investir, ela usou pra comprar peças de roupa e revender, conseguiu multiplicar o que ganhou, devolveu o 1k pro pai e continuou com o negócio, até que foi chamada pra trabalhar no hospital como instrumentadora, o pai emprestou 3k dos ganhos dela e não se sabe quando devolverá, nem um ano de trabalho sem carteira assinada e os funcionários já levaram vários calotes, e quando digo sobre denunciar na justiça do trabalho, parece que pra essa gente direitos trabalhista é unicórnio, pensam que devem tudo a quem os contratou senão estariam desempregados, parou com o negócio de vendas das peças de roupa, única coisa boa é , que ela se inscreveu pra um concurso de um hospital sério que pagará todo mês e até 3 vezes o que o hospício onde ela tá.

    Sempre tentei por na cabeça sobre se cadastrar em uma corretora pra pelo menos investir em tesouro direto, mas sempre recebia aquelas resposta de gente procrastinadora: "amanhã faço" "não entendo disso" etc.

    Irei fazer 30 anos, pretendo deixar um legado neste mundo, tenho dois empreendimentos em mente que já visualizo grandes empresas no futuro, creio que já esteja na hora de pôr filhos, mas me preocupa esse jeito despreocupado com finanças da minha namorada, considero ela sim exceção, nunca me cobrou nada, só eu mesmo que pego no pé pra ela se tornar uma investidora e processar o hospital assim quando sair, por não assinar carteira e pelos meses não pagos.

    Torcer muito pra ela passar nesse concurso, a renda é de 3k, dará pra planejar aporte. Certa vez, ela quis me dá seu dinheiro para que investisse, mas neguei pois quero que ela aprenda como é fácil investir, tudo uma questão de pequenos estudos.

    também no começo do meu blog falei da importância de uma companhia na IF.

    Abraço do Norte.

    ResponderExcluir