segunda-feira, 3 de abril de 2017

Como comprar joias na Caixa Econômica Federal



Hoje vou ensinar os passos para conseguir mais uma forma de aumentar a renda. Muitas pessoas já se perguntaram como fazer para adquirir as joias que são empenhadas na caixa econômica federal.


Introdução


Para quem não conhece do assunto vou explicar melhor do que se trata. A CEF possui em algumas agências uma forma de emprestar dinheiro em que o tomador para conseguir o valor desejado deixa penhorado uma joia que possui como garantia. Depois de passado o período acordado e o tomador não paga a dívida a CEF leiloa a joia a preços bem acessíveis.


Vou simular um exemplo para ser mais claro.


João de Tal está desesperado, pois acabou o salário do mês em pleno dia 18 (o cidadão recebe integralmente no quinto dia útil) e para piorar a situação o cartão de crédito já está estourado, visto que ele comprou 2 iPhone geração “tritroduplo”, para ele e sua linda namorada. Sem crédito na praça já que seu nome está negativado, desde a época em que trocou sua TV tela plana de 52’’ por uma de 60’’, para enfeitar seu barraco de três cômodos no morro do Ensaiadinho, lembrou que sua falecida mãe lhe deixara como herança uma aliança de ouro 18k.


 Acreditou que conseguiria auferir algum ganho com aquela joia, no entanto, sem vontade de se desfazer do seu legado, foi até uma agência da CEF e empenhou a joia por um valor muito menor do que o praticado na praça, com a promessa que no dia combinado devolveria a instituição financeira o valor mais os juros sobre o período e dessa forma tomaria a joia de volta.


Acontece que João gastou o dinheiro da joia em um churrasco na laje do Zé Esterco, que fica próximo ao morro do cabrito beirando a zona do sovaco das cobras. Pensando que ia compensar o dinheiro do churrasco com o salário se esbaldou no local, com sua linda namorada mãe solteira de 3 filhos do Bigode, morto em confronto com a polícia. 


Chegado o dia para realizar a quitação do empréstimo, João não conseguiu saldar sua dívida e a joia foi colocada a leilão. 


E você que lê este texto tem a possibilidade de comprá-la por um preço bem atraente.




O que é? Abaixo temos uma explicação do site da CEF. Basta clicar nesse link para entender como funciona. Link






Caso você tenha vontade de se cadastrar como arrematante na CEF, basca ir em qualquer agência da instituição munido dos documentos (originais e cópias) indicados abaixo(link):




Pessoa física maior de 18 anos ou emancipada:


·      RG;
·      CPF com situação regular nos cadastros da Receita Federal;
·      Comprovante de endereço.
Pessoa jurídica:
·      CNPJ em situação “Ativa” nos cadastros da Receita Federal;
·      Cópia autenticada do contrato social e das alterações;
·      Cópias autenticadas dos documentos dos sócios.


Depois basta acompanhar o período de do leilão de cada Estado/Cidade, no campo cronograma. http://www11.caixa.gov.br/portal/public/sievj/overview/cronograma


Normalmente as joias ficam em exposição na vitrine virtual e você consegue ver duas imagens dela, pelo número do lote. Filtro minhas buscas do menor valor para o maior. Para se ter uma base o grama do ouro 18k em loja de Shop normalmente é comercializado a R$250,00. Para quem compra e vende autônomo como eu (agora mesmo estou usando 27 gramas de 18k entre pulseira e cordão com pingente), vendo o grama a R$140,00 a prazo e R$130,00 à vista.


O lance é dado em qualquer terminal eletrônico da CEF e o dia vai estar descrito no cronograma. Munido dos número dos lotes que você escolheu, você vai até o terminal sem a necessidade de ser ter conta na agência e com seu CPF relaciona os respectivos lances que lhe interessou. No dia seguinte ao lance às 10h é publicado o resultado e caso você tenha arrematado algum lote, você vai até a agência e paga o valor. Depois de uma semana normalmente pode voltar ao local e fazer a retirada do produto.

No penhor já cheguei a pagar no grama de joias praticamente novas, que nem precisei polir, o valor de R$88,00 o grama já com todas as despesas inclusas.








Eu sou o meu mostruário tenho amigos que gostam e podem comprar. O ouro não tem muito haver com a situação econômica da pessoa, pois tem muita gente rica que acha feio e cafona e outros de classe média que adoram esse adorno. Sou suspeito para falar, é algo que me agrada e tem a vantagem de só valorizar, ou seja, comprou e não vendeu ganhou (desde que seja barato). Prefiro isso a celular e notebook e esse emaranhado de gastos com tecnologia que rapidamente ficam obsoletos.


O interessante é que quanto mais eu uso mais atenção chama e consequentemente mais eu vendo. Sou um expositor ambulante, já sai na rua com 5 pulseiras no braço e vendi todas no mesmo dia. Muito legal, pois compro curto e vendo. 

E quem quiser ter uma máquina de cartão para dividir ou facilitar a venda eu recomendo a Mini Point do mercado pago, você não paga aluguel e ela só custa R$68,80 se comprar por esse link.

Link compra máquina com desconto


Aproveitem a época, porque na crise é o momento em que mais pessoas se desfazem desse produto para suprir suas necessidades, existe muita chance de comprar no fundo, se tem algum produto que te deixa satisfeito em possuir e ainda ganha dinheiro com isso compartilhe conosco.






37 comentários:

  1. Obrigado pelo conhecimento compartilhado jovem Mestre! Ainda ta pegando a gata que mora sozinha? hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Fala Dr. então sai de lá hoje pela manhã e vim direto para o serviço. To na tranquilo na alta. rs

    ResponderExcluir
  3. Doutor, bem legal essas dicas. Baixei o PDF com a lista de joias em leilão aqui da cidade e fiquei assustado com a quantidade de lotes!!!! O documento deve ter umas 100 páginas!!! Vou me cadastrar e dar uns lances. Agora, vc acha que consigo vender em outro lugar? Não tenho perfil nem coragem pra ficar andando cheio de ouro por aí rss... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olx é uma boa, desde que tome precaução de mostrar a joia em um ambiente de sua confiança. Dá pra fazer alguns negócios. Eu por exemplo não pego só dinheiro, faço "catira" e pego tudo que acho que dá pra lucrar mais em cima.

      Excluir
    2. Olá amigo, compro no leilão da CEF e de outros compradores, que por vezes desejam liquidação imediata do seu lote. Se desejar vender. 11989122900 -zap. Fale com Aquiles

      Excluir
  4. Parabéns pelo post. Esse é do tipo que agrega valor na blogosfera. Fora da caixa pros moleques que só sabem dar uns cliques no home broker. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, depois vou passar mais dicas para comprar bugigangas que tem ótima saída.

      Excluir
  5. Lawyer, e em relação ao valor do lance pra levar a joia? Quanto tem que ser mais ou menos? Imagina a situação em que a joia tem lance mínimo de 300 reais? Quanto teria que se dá a mais no lance pra arrematar?

    ResponderExcluir
  6. Eu faço a conta de R$70,00 a R$80,00 dependendo do modelo e estado da joia.
    Depois disso jogo os 5% do leiloeiro e dou o lance. De 10 lances costuma m sair uns 3 ou 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc acrescenta 70 a 80 reais a mais e depois acrescenta 5 %?
      O ouro é 18k nessas jóias que a cef leiloa?
      Ficaria grato se vc esclarecesse.

      Excluir
    2. A joia normalmente é lançada ao preço mínimo de 60,00 a 65,00. Porém só joias quebradas e com defeito saem por esse valor.
      Então eu dou lance no máximo de 70,00 a 80,00 e no valor final soma o do leiloeiro.
      Ex: joia de 10gr, penso em pagar no máximo 840,00, ou seja, lanço 800,00 e se sair pago os 800,00 mais os 40,00 do leiloeiro. Totalizando 840,00.
      Tudo da cef normalmente são 18k tem umas que são menos e outras até 21k, muito difícil, mas vem tudo descrito no lote, vc não compra enganado. Muito sério.

      Excluir
  7. interessante,gosto muito de ouro também..usava umas 4 pulseiras no braço e uma corrente bem grossa,parei de usar porque nao ta compensando..as vezes o que pode ser normal para nós chega a assustar os outros ou chamar atenção demasiada,coisa que nao acredito ser boa dependendo dos lugares que voce vai ou passa diariamente! parei de usar mas estou sempre interessado,obrigado pelo post,gostei bastante talvez faça uma compra depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, eu gosto muito e ainda tenho o hábito de usar. Porém tem locais que eu não uso por zelar pela segurança.

      Excluir
  8. e no caso de o resultado na internet pelo site não sair no outro dia como aconteceu, hoje no leilão em Uberlândia - MG como sei se arrematei ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o cronograma no site, lá tem todas as datas, que podem variar por região.

      Excluir
  9. Fui nessa de comprar jóia na caixa, são ladrões, verdadeiros agiotas legalizados, dentro de um lote arrematado por mim veio uma pulseira oca com cobre por dentro. Resumindo: comprei uma pulseira de 29g sendo 9 de ouro e 20 de cobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon a maioria das joias ocas necessitam mesmo de fio de cobre para dar sustentação. Agora essa proporção eu nunca vi.
      De qq forma ninguém que compra ouro abre a joia para ver o recheio.

      Excluir
    2. Boa tarde, tive o mesmo problema, conseguiu o estorno ou algo parecido?

      Excluir
  10. Olá

    Obrigado pelo post, pesquisei aqui no google e o seu é disparado o que explica melhor o procedimento.

    Só fiquei em um dúvida quanto ao leilão. O lance que vc dá é no "escuro"? Tipo, tem o lance mínimo no site da Caixa e vc vai lá e da um lance que vc está disposto a pagar? ou aparece um histórico de lances já dados no lote?

    Agora uma dúvida com o lote na mão. Eu nunca vendi ouro, veja se meu raciocínio procede.

    1 - grama do ouro 24k hoje em um site tipo a ourominas é R$135 reais.
    2 - consegui em um lote uma aliança, de 1,5 gramas de ouro por R$90, que provavelmente é 18k
    3 - vou conseguir vender essa aliança em joalheirias/ourives com base apenas no peso e ter lucro? o fato de ser uma aliança já pronta, agrega valor na venda? o que não falta é gente comprando ouro no centro de SP, mas não sei a cotação que eles pagam.

    Mais uma vez, obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  11. Porque eu tento visualizar as joias/lotes na vitrine de joias da caixa e nao consigo ver nada... so da a mensagem "Nenhum resultado foi encontrado. Verifique os campos e tente novamente!"

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. Parabens pelo Post. Onde posso buscar mais informações a respeito de como arrematar os melhores lotes?

    ResponderExcluir
  13. Cara o leilão da caixa que eu participei foi uma decepção e infelizmente não condiz com o que você escreveu aqui. O pessoal que arrematou, deu lances absurdos. O valor p/kg que eles pagavam era de R$ 180,00 a R$ 200,00, fora a taxa de licitação. Isso é loucura.
    Não é uma critica pessoal a você, apenas estou repassando o que vivenciei e o que eu achava ser "fácil" se tornou impossível. O lote que me interessou tinha 9,5kg e eu dei o lance de $950,00 ($100/kg) para ver no que dava. Quando fui olhar o resultado, a pessoa que arrematou pagou $1.700,00 (em torno de $177/kg). Não dava nem pra competir.
    Fora que tinha Cidadão/Empresa que levam 20, 30 lotes de uma vez. Vi uma conta de lances arrematados beirar os $500.000,00.
    Enfim, eu não sei como realmente funciona, se depende da região, o do modelo da joia, ou algo assim, mas deixo aqui a minha experiência para os interessados.

    ResponderExcluir
  14. A minha é se eu tenho como acompanhar os lances. Por exemplo, se eu der um lance, tem como eu saber se alguém cobrir meu lance?

    ResponderExcluir
  15. Várias dicas aqui (https://savey.xyz/pt/moda-2/)

    ResponderExcluir
  16. Queria saber se é possível localiza o arrematador de sua joia? E como faço. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se tem como localizar o arrematador de sua joia? E como faço. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  18. E as joias que NÃO são arrematadas em leilão, a propriedade delas é transferida à Caixa ou o banco vai tentando leiloar de tempos em tempos até conseguir satisfazer a dívida?

    ResponderExcluir
  19. se o blog ainda estiver ativo, gostaria de saber o seguinte: tem um leilao em aracatuba-sp posso pagar a giia de arrematacao em qualquer agencia da caixa do brasil???

    ResponderExcluir
  20. Tem como saber quem arrematou as jóias do leilão como faço

    ResponderExcluir
  21. Fui pessoalmente à CEF e levei todos os documentos. Ele me pediu até holerite. Ele ficou olhando e olhando e disse que por eu ter pró-labore, tinha que trazer mais documentos. Pediu licença e saiu. Ao retornar, ele trouxe uma lista imensa de documentos pra trazer. Depois me levou até a gerente PJ e ela nem sabia do que se tratava. Voltamos para a sala do rapaz que cadastra as pessoas pra participar do leilao. Ele pediu todos os documentos da minha empresa, declaração de Imposto de Renda. Enfim, fez de tudo pra eu não participar do leilão. Sinceramente acho que esse leilão participa a máfia. Já está tudo combinado. PALHAÇADA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha sei que recentemente eles estão pedindo que esteja tudo ok com sua declaração de renda. Adianto que poucos funcionário sabem lidar com o tema, porém temos que insistir, pois como disse a dificuldade as vezes aparece e tem pessoas que desistem assim sobra mais oportunidades para quem está dentro.

      Excluir
  22. Os leilões da cef não aparecem mais porque ??????????????????

    ResponderExcluir
  23. Preciso renovar o contrato de penhor que vence no dia 25.04.2020. O que devo fazer ??

    ResponderExcluir