Ontem tivemos a notícia do
decreto assinado pelo Presidente Bolsonaro. Sei que minha opinião é de suma
relevância nesse blog já que ele é meu arquivo pessoal então vou dissertar um
pouco sobre ela.
Fiz campanha e apoiei o então
candidato há época das eleições, principalmente pela quebra da corrente ideológica
que estava perdurando no Governo há muito tempo.
Porém sempre fui contra a
liberação do porte de arma em nosso país nos moldes que ele pregava em campanha
e que realmente implementou.
Agora pelo Decreto aumentou e
muito o rol de pessoas que podem requerer o porte de arma, são elas:
Art. 20. O porte de arma de fogo,
expedido pela Polícia Federal, é pessoal, intransferível, terá validade no
território nacional e garantirá o direito de portar consigo qualquer arma de
fogo, acessório ou munição do acervo do interessado com registro válido no
Sinarm ou no Sigma, conforme o caso, por meio da apresentação do documento de
identificação do portador.
§ 1º A taxa estipulada para o
porte de arma de fogo somente será recolhida após a análise e a aprovação dos
documentos apresentados.
§ 2º O porte de arma de fogo de
uso permitido é deferido às pessoas que cumprirem os requisitos previstos no §
1º do art. 10 da Lei nº 10.826, de 2003.
§ 3º Considera-se cumprido o
requisito previsto no inciso I do § 1º do art. 10 da Lei nº 10.826, de 2003,
quando o requerente for:
I - instrutor de tiro ou armeiro
credenciado pela Polícia Federal;
II - colecionador ou caçador com
Certificado de Registro de Arma de Fogo expedido pelo Comando do Exército;
III - agente público, inclusive
inativo:
a) da área de segurança pública;
b) da Agência Brasileira de
Inteligência;
c) da administração
penitenciária;
d) do sistema socioeducativo,
desde que lotado nas unidades de internação de que trata o inciso VI docaputdo
art. 112 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do
Adolescente; e
e) que exerça atividade com poder
de polícia administrativa ou de correição em caráter permanente;
f) dos órgãos policiais das
assembleias legislativas dos Estados e da Câmara Legislativa do Distrito
Federal;
g) detentor de mandato eletivo
nos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal
e dos Municípios, quando no exercício do mandato;
h) que exerça a profissão de
advogado; e
i) que exerça a profissão de
oficial de justiça;
III - proprietário de estabelecimento
que comercialize armas de fogo ou de escolas de tiro; ou
IV - dirigente de clubes de tiro;
V - residente em área rural;
VI - profissional da imprensa que
atue na cobertura policial;
VII - conselheiro tutelar;
VIII - agente de trânsito;
IX - motoristas de empresas e
transportadores autônomos de cargas; e
XI - funcionários de empresas de
segurança privada e de transporte de valores.
§ 4º A presunção de que trata o §
3º se estende aos empregados de estabelecimentos que comercializem armas de
fogo, de escolas de tiro e de clubes de tiro que sejam responsáveis pela guarda
do arsenal armazenado nesses locais.
Isso
que o Presidente fez é uma verdadeira loucura a partir do momento em que ele
basicamente deixa qualquer pessoa sem antecedentes criminais portar (ANDAR
ARMADO PARA CIMA E PARA BAIXO COM ARMA NA CINTURA A QUALQUER HORÁRIO), isso
mesmo qualquer um. Já que os requisitos são fáceis de serem cumpridos.
Como
por exemplos o requisito de ser filiado a algum curso de tiro e ter CAC. Isso você
faz em uma semana. Os exames psicológicos aplicados nesses locais são
extremamente idiotas e até um psicopata passa facilmente e se assemelha a
testes psicotécnicos para tirar CNH.
Falo
isso, pois tenho amigos que frequentam clubes de tiro e os caras são malucos
demais. Não são vagabundos nem mal caráter, mas são estourados e ignorantes ao
ponto de não titubear e descer bala em você em uma discussão de trânsito.
Esse mesmo amigo já iniciou o processo para o porte, já foi falando que vai andar com duas armas, uma na cintura e outra na canela e ainda uma calibre 12 no carro e quer ser parado na Blitz sempre só para mostrar para os policiais o tanto de arma que ele tem.
Você
pode ser morador de área rural ou ter um sítio e também pode pedir o porte.
Caso
queira pode fazer curso de vigilante e requerer o porte, depois sair do serviço
de vigilante (que na verdade nunca exerceu) e continuar com o porte, pois a
validade ainda estará valendo.
Gente tem tanta forma de requerer o porte agora que estou de boca aberta. O que terá de gente andando armado na rua não é brincadeira.
E
a quantidade de pessoas ricas do crime organizado que irão recrutar jovens sem
antecedentes criminais e filia-los aos clubes de tiro só para obterem o porte e
serem seguranças deles ou trabalharem legalmente para o crime.
Quem
é CAC pode comprar quantas armas quiser, inclusive FUZIL. Isso mesmo, imagina a
quantidade de fuzil que o PCC e o Comando Vermelho conseguem comprar? Isso será
legalizado, e a munição também. Sem limite.
Reconheço
minha primeira decepção do Governo que apoiei, e não é por que apoiei ele que
preciso concordar com tudo que ele faz.
Mas
me deu uma vontade louca de me mudar desse país.
Fiquem na paz de Deus!
Este governo (assim como os governos petistas) é altamente ideológico. É até risivel achar que esse é sério.
ResponderExcluirSinceramente, o PSL é o novo PT. Não sei como o pessoal não percebeu isso, puta merda. Que coisa horrível.
O Bolsonaro toma as mesmas atitudes que a Dilma: ela interferiu no setor elétrico e deu uma merda federal. Ele já começou a interferir no BB e a Petrobrás (pediu redução de juros pro setor de agronegócio e suspendeu o aumento do diesel por uns dias).
Caramba, não aprendeu nada no tempo todo que foi deputado?
Votei nele e sinto vergonha. Putz... #voltafhc
Pois é um tema preocupante.
ExcluirVotei nele por falta de opção no 2º turno, só não digo que estou arrependido porque com o Hadad seria ainda pior, já teria soltado o molusco e toda a quadrilha.
ExcluirTem isso ainda.
ExcluirNão sei porque o susto. Somente os bandidos andam (muito bem) armados hoje, isso nunca te incomodou? Livre arbítrio, minha vida quem defende sou eu e não o estado. Parabéns ao presidente. Quem cometer crimes, CADEIA. Simples.
ResponderExcluirMeio que respondi minha posição na resposta do anon de 16:33.
ExcluirConcordo. Vamos começar prendendo a família dele. Ou usar laranja na política deixou de ser crime?
ExcluirE aí Lawyer, tudo bem?
ExcluirCara, eu penso que essa é uma situação complexa.
Inicialmente é de se assustar, pois todos conhecemos bem a mentalidade explosiva do homem médio no brasil.
Entretanto, apesar do decreto facilitar o porte, penso que as armas no brasil custarão o preço de um carro zero km.
Infelizmente, com o porte de armas, muitos poderão andar armados pelas ruas (inocentes e criminosos), sendo que isso acarretará um problema na fiscalização, pois não será possível abordar todos na rua e perguntar se ele possui o porte de armas, ou seja, ao mesmo tempo que cria uma "suposta" oportunidade de defesa para o cidadão que cumpre as regras, também abre uma brecha para que criminosos andem por aí armados (não me venham com a falácia de que dá pra perceber quem é criminoso só pela roupa).
Sem contar que os "heróis" armados ao defenderem alguém podem iniciar um tiroteio e prejudicar ainda mais a situação.
Quanto ao argumento do Heavy Metal de que quem cometer crimes, cadeia, simples, creio que isso é de extrema ingenuidade, pois por conta de superlotação, audiência de custódia, o réu primário ou não, na maioria das vezes responde em liberdade, ou seja, é um argumento fraco.
Enfim, penso que é uma ingenuidade pensar que o porte de armas servirá para defender o cidadão de bem egoísta que só pensa no próprio umbigo, no começo pode até gerar uma redução na criminalidade, mas depois de um certo tempo, quando todos entenderem o funcionamento, a criminalidade e os crimes violentos aumentarão de forma avassaladora e o aparato de segurança estatal não será suficiente para "resolver" a situação.
Penso que a liberação do porte é uma boa para quem mora no campo, principalmente por conta do aumento do número de crimes, mas na área urbana isso deve ser melhor discutido, da forma que querem fazer, acho que as consequências serão mais graves do que benéficas.
Abraço.
Bom ponto de vista o seu, realmente vamos pagar o preço para ver a pratica.
ExcluirQuanto ao custo de arma ele é sim bem acessível, olhe esse link antes desse decreto:
"Taurus calcula que custo para ter uma arma em casa no Brasil é de pelo menos R$ 3,7 mil
Fonte: Economia - iG @ https://economia.ig.com.br/2019-01-17/preco-minimo-arma-em-casa.html"
Ou seja, antes dessa corrida que será considerava R$3,700,00, sendo que a arma em si pode ser financiada por várias vezes, já vi até 60x.
O que tem que pagar no ato são as taxas e tudo não ficará por mais de R$1.500,00 acredito eu.
Ou seja, com 5k a 6k é possível ter uma arma, sendo que esse valor ainda uns 70% pode ser pagamento totalmente facilitado.
A questão é: todos esses psicopatas, pessoas com desvio de caráter, agressivos e afins...
ResponderExcluirEles esperaram a vida toda pelo decreto do Bolsonaro pra somente agora cometer seus crimes armados???
Com certeza eles não estavam em casa de braços cruzados pensando "pqp, não vejo a hora de baixarem um decreto pra eu ter uma arma LEGAL e fazer uma chacina ou meter bala em quem discutir comigo no trânsito".
Essas pessoas JÁ conseguem armas ilegais pra isso, e tão cagando pra lei. O que a lei visa é equiparar pessoas que respeitam a lei (e hoje são totalmente vulneráveis a qualquer nóia com faca enferrujada) a terem ao menos o direito da legítima defesa.
Estranho você se frustrar com o Bolsonaro em algo que foi PROMESSA de campanha dele, aliás foi até o carro-chefe da eleição: defesa e segurança pública.
"Eles esperaram a vida toda pelo decreto do Bolsonaro pra somente agora cometer seus crimes armados???"
ResponderExcluirNão eles não esperam a vida toda para cometer os crimes que querem, porém agora o Estado institucionalizou.
Você tem ideia que um vagabundo para ser reincidente ele tem que ter sido preso uma primeira vez correto?
No entanto até ele ter sido preso essa primeira vez ele cometeu outros crimes e a maioria dos crimes ficam sem solução, ou seja, nesse intervalo de tempo até o Estado ineficiente conseguir prender o lixo social a primeira vez, ele é sem antecedentes. E se compara a você e a mim no que diz ter Direitos e Deveres. Porém ele poderá ter acesso a uma arma via CAC entre outros e legalizada. O que vai dar a condição desse cidadão reincidente no crime, porém nunca pego, ter acesso a arsenais.
Ainda falo mais, sem generalizar, a quantidade de caminhoneiros que rodam nesse país sob efeito de drogas (rebite, cocaína) e ainda poderão portar legalmente uma arma e fazer sei lá o quê!
Esse será um belo exemplo que a oportunidade faz o ladrão. Porém ai a oportunidade será a arma, que se não fosse legalizada, provavelmente o cara não portaria.
Tenho medo é das pessoas desequilibradas que preenchem o requisito legal e vão se armar. Várias dessas pessoas não são lunáticas, nada disso, apenas não compram arma, por que era ilegal. Agora como não estão infringindo a lei irão fazer jus e cagada.
Na repartição que trabalho tem uns tipos que já disse que também vão comprar e te falo se fechar alguns deles no trânsito em um domingo a tarde depois do churrasco e cerveja, pode atirar antes, pois tenho a convicção que alguns deles não discutiram e sim irão descarregar a arma em você e sua família.
Quanto a campanha de Governo dele eu sei que foi o carro chefe, e novamente afirmo, não é por que votei nele que tenho que concordar com tudo que ele faz. Até por que não imaginei que ele cumpriria.
"Porém ai a oportunidade será a arma, que se não fosse legalizada, provavelmente o cara não portaria."
Excluir60 mil homicídios anuais, recorde atrás de recorde mesmo com o tal estatuto do desarmamento a todo vigor...Será que esses crimes foram cometidos somente com pedras e estilingues?
Foram com armas sim ilegais, agora de 60mil vai aumentar para quanto?
ExcluirNão tenho problema em liberar arma, só que a macacada que pode pegar agora que vai fuder tudo.
Tanta coisa que o Bolsonaro pisou na bola como ficar lavando roupa suja abertamente com os aliados, ficar condecorando a si mesmo e aos filhos, propor uma reforma da previdência sem pedágio que vai ferrar todo mundo que esta próximo de aposentar e etc. e é isso que te deixou decepcionado? kkkkk
ResponderExcluirSinto informar, mas você é de esquerda.
Eu votei nele também. E apoio essa questão das armas. Com elas proibidas mesmo assim está cheio de bandidos armados na minha cidade. Pelo menos agora serão mais pessoas de bem armadas. Eu mesmo se fosse um bandido poderia comprar facilmente pelo facebook já que qualquer grupo de vendas do face as pessoas estão lá comercializando revólveres e afins.
A diferença é que eu prego o que eu falo. Se eu pudesse me mudar para os EUA, mudaria hoje mesmo e arcaria com todos os benefícios e malefícios de uma sociedade armada.
"Sinto informar, mas você é de esquerda."
ExcluirObrigado pela análise profunda da minha ideologia política sem me conhecer pessoalmente. Deve ser um belo profissional da área de humanas visto que consegue tirar essa conclusão de um texto onde expresso que o candidato que votei tomou uma atitude errada no meu ponto de vista.
Sou a favor do porte sim em países desenvolvidos em que as leis valem realmente. Aqui é muito lero lero.
E outra essa de que quem cometer crime é cadeia. Bacana essa ideologia.
Agora quero ver a pessoa ficar feliz ao saber que o assassino de um parente seu próximo (mãe ou filho) esta preso, por ter matado.
Belo alívio a pessoa terá.
Alguma das profissões ali sou a favor, mas outras são totalmente wtf, exemplo, advogado?? caminhoneiro?? Mano pra que um advogado precisa de uma arma? Questão relativa a oficial de justiça, área de segurança eu acho Ok, normal, mas mesmo assim alguns pontos devem ser revistos igual esse que você falou sobre fazer um curso de 1 semana pra vigilante e dps pede o porte de arma.
ResponderExcluirBolsonaro é mais um dos nossos populistas infelizmente, alguém poem um robo no lugar dele e deixa o Guedes governar pf.
Sou mais um arrependido. Não só por esse mas por diversos outros motivos. Hoje meu voto seria diferente.
ResponderExcluirAinda votaria nele em relação ao Hadad sem dúvidas.
ExcluirAgora faço parte dos que querem derrubar o decreto da forma que está feito.
Tem que tirar muita gente ali daquele rol.
Ué, você tá decepcionado porque o Bolsonaro cumpriu uma das principais promessas de campanha? kkk
ResponderExcluirAté agora, o Bozo fez praticamente tudo que prometeu que faria. Decepcionado está quem esperava que ele não cumprisse os compromissos firmados em campanha.
E uma correção, não basta ser filiado a clube de tiro, precisa ser instrutor de tiro, armeiro ou dirigente de clube de tiro, coisas completamente diferentes e mais complexas que er um mero membro do clube.
Vi uma reportagem que atualmente tem aproximadamente 35.000 pessoas com porte.
ExcluirCom a mudança já há 19.000.000 isso mesmo 19 milhões de pessoas aptas.
Fora as que podem se adequar.
Exatamente!
ExcluirEssa era uma promessa de campanha.
Você votou nele acreditando que, assim como todos os presidentes anteriores, não iria cumprir o que prometeu em campanha?
O PCC e o Comando Vermelho já têm o tanto de fuzis que eles desejarem. Eles já estão muito bem armados, não precisam dessa MP.
Lawyer, essa tal reportagem é um tanto mentirosa ou desonesta (coisa típica da mídia).
ExcluirNo Brasil tem mais de 400.000 policiais militares, que sempre tiveram o porte.
Junte com policiais e delegados da PC, Polícia Federal (+ 13k policiais), bombeiros militares, policiais legislativos, oficiais das FFAA, juízes, promotores, auditores da receita federal, auditores fiscais do trabalho e outras categorias que sempre tiveram porte de arma... passa fácil desse número maluco de 35.000 pessoas.
Abraço!
Claro que não contou as forças de segurança, pois já é subentendido que eles tem porte ne. Na verdade eles nem porte possuem fisicamente ( papel ) a carteira de polícia já basta.
ExcluirOs portes citados na reportagem são para as pessoas comuns.
Lawyer, como todo o respeito, você ta me parecendo histérico. Poucas pessoas vão poder ter esse porte, não é fácil nem conseguir a posse, quanto mais o porte. Isso sem falar no custo financeiro. Do jeito que você fala parece que qualquer zé-mané vai ali na padaria parcelar uma bazuca em 60x. Menos cara, bem menos. Além disso, os bandidos já estão aí armados até os dentes e quem quer prejudicar os outros faz isso com faca, porrete ou gasolina
ResponderExcluirhttps://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/guarda-de-creche-em-janauba-ateia-fogo-em-criancas-deixando-mortos-e-feridos.ghtml
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/05/01/homem-e-morto-a-facadas-em-tentativa-de-assalto-no-recreio-zona-oeste-do-rio.ghtml
Pra mim (que nem direito à posse tenho) me parece que esse decreto beneficia aqueles cidadãos cumpridores da lei, dando-nos alguma possibilidade de defesa, coisa que hoje só tem quem tem grana pra morar em condomínio, comprar carro blindado ou pagar seguranças armados.
19kk já podem requerer.
ExcluirA Lawyer tá reclamando que o politico ta cumprindo promessas de campanha ? Essa é nova pra mim..
ResponderExcluirE outro não é bem assim como vc falou o que foi liberado seria agora 9mm e .40 e o Brasil sempre teve armas liberadas até 2005 quando a vontade do povo foi ignorada pois o povo votou a favor do armamento.Num comentário acima falaram que é de esquerda.. e a pessoas está certa pois conservadores e Liberais apoiam essas medidas. E quanto aos bravos que no transito , uma hora encontra o mais brabu ... lembrando que a cortina de ferro que evitou uma terceira guerra .
abraço
A Lawyer tá reclamando que o politico ta cumprindo promessas de campanha ? Essa é nova pra mim..
ExcluirJá disse que essa promessa eu não goatava, mas mesmo assim votei.
Tenho o direito de não gostar de alguns pontos do plano e mesmo assim querer participar do todo.
Só expus que essa parte não queria que passasse.
Andar armado nas ruas pode ser algo bacana e funcional nos Estados Unidos, mas o Brasil é bem diferente.
ResponderExcluirO brasileiro médio é egoísta e com pouco senos de vida em comunidade, a maioria das pessoas não pensa no bem comum e sim no próprio umbigo, é só ver como votamos, como dirigimos e como nos relacionamos na sociedade.
O governo está permitindo que uma enorme quantidade de pessoas ande armada, o risco de que 'atritos' se tornem motivo para disparar no outro cidadão armado ou não são grandes. Quanto tempo vai levar até vermos essas notícias na TV?
O governo está perdido completamente, o presidente Bolsonaro não me convence quando está falando, sabe a sensação que tenho é que ele não sabe do que está falando, sempre parece muito inseguro e superficial (me lembra a Dilma). Esse decreto é apenas para desviar o foco temporariamente do desastre na relação com o Congresso onde o CENTRÃO está extorquindo o governo e fazendo o que bem quer com a pauta legislativa, tudo isso por culpa do próprio governo.
Votei no Bozo por falta de opção, tínhamos que escolher entre um jumento e um bandido.
ResponderExcluirO engraçado que os mesmos blogs que reclamamdos chimpas brasileiros apoiam os chimpas terem armas kkkkkkkkkk
ResponderExcluirBobo é quem segue comprado em Brasil. Tô vendido há anos, e em breve realizarei o sonho de viver na Europa de forma legal.
ResponderExcluirVcs nasceram em que ano? Até fim da decada de 90 inicio dos anos 2000 vendia arma em loja de departamento, porte de arma irregular nem crime era, era simples contravenção. Aí vem governos de FHC e Lula e começam a botar medo em todo mundo e o povo ja fica com esse complexo q "brasileiro nao pode ter arma, vai matar todo mundo no transito hur dur"... Lavagem cerebral e discurso ideologico pegou forte no Brasil.
ResponderExcluirBolsonaro é o melhor presidente que o brasil já teve. Percebam na sua humildade nos seu pronuciamentos, não esta impondo nada, a culpa não é dele é de todos nós que vivemos nessa merda chamado brasil e somos essa merda de brasileiros que só sabemos criticar e não fazemos nada para ajudar. só queremos vantagens certo.
ResponderExcluirVocê votou num cara que fazia sinal de arminha com a mão pra todo lado e pensava que ele faria o quê?
ResponderExcluirEntão Lawyer, consigo imaginar situações complicadas, fora a tradicional briga de trânsito ou qualquer discussão onde fatalmente um é mais valentão e a troca de tiros é inevitável. Imagino uma pessoa tentando me intimidar com sua arma, certamente não acabaria bem.
ResponderExcluirSe atualmente as polícias sofrem com isso, quando um policial militar de folga, ou um policial civil é alvejado ao agir e ser confundido com criminoso, imagine o cidadão armado, querendo ser herói e intercedendo com sua arma e “elevada habilidade”, rs... O que terá de policial alvejado e alvejando pessoas, triste isso.
Mas, digo mais, o problema não são as armas e sim os brasileiros, rs...
Aguardar e ver o que vai acontecer com esse país...
A reprovação dele já está maior que a aprovação, isso em 5 meses apenas. Nunca antes na história do Braziu. Nem o Collor tava assim....
ResponderExcluirQuer fugir do país??? Seja homem e colha o que plantou, canalha.
ResponderExcluirCanalha kkk. Valentão de teclado.
Excluircriminal lawyer fairfax va
ResponderExcluir