terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O que na realidade nos motiva a Independência Financeira?



Sempre que acompanho os relatos dos amigos da finança percebo que o objetivo é sempre próximo, isto é, a liberdade financeira e o desejo de ser dono de si. No entanto, isso parece que está virando clichê!


Certo é que todos nós temos que ter algo a nos motivar e seguir com afinco essa jornada sinuosa. Acontece que nem sempre foi assim. Calma, eu explico! Sou uma pessoa muito observadora e sempre me interessei por pessoas mais velhas. Dou certa atenção aos mais idosos, não por “pagar” de bom moço, mas sim por que eu gosto de histórias, sejam elas lidas, encenadas ou faladas. E o que andei observando nos últimos anos, pelo menos os que me interessei pelo tema financeiro. É que os idosos nunca contam com entusiasmo a vontade quando na mocidade de parar de trabalhar e ser dono do próprio tempo.


Aqui faço um adendo e reforço que já conversei com pessoas de todas as classes sociais, desde diretores de multinacionais, onde laborei, passando pelo setor público do alto escalão e descendo ao não menos importante Sô Zé da capina da prefeitura.





Em nenhum momento foi relatado por esses nobres senhores o desejo de na fase da juventude acumular capital para curtir a vida e fazer o que bem entender. Não sei se o motivo para essa mudança de paradigma sejam os dias atuais. Não arrisco falar que são mais difíceis que antes, pois só quem viveu um período sabe o quanto de dificuldades passou.


Tenho uma suposição, posso estar errado, mas acredito que seja bom coloca-la em discussão. Nos dias atuais estamos cada vez mais exigentes com tudo ao nosso redor. As metas, as concorrências e as inúmeras tarefas a todos imposta parecem deixar o cérebro mais cansado do que antes. O sem número de obrigações que carregamos nas costas no decorrer de um dia de serviço parece nos deixar totalmente esgotados.


Para aumentar essa incrível demanda a tecnologia veio para atrapalhar. Isso mesmo! São mensagens via e-mail com recebimento automático e aviso ao remetente. Antes um comunicado era feito por carta, ou telefone quando ambas as partes possuíam. Telefone celular nem se fala, o negócio estressante, adicione um ZAP ZAP então, tá fudido é mensagem o dia todo. GPS em veículos para monitorar sua rota, etc.


A simplicidade de antigamente deixa o trabalho com um ar mais romântico. O empregado desenvolvia suas tarefas, voltava para casa e ficava com a família. Talvez por esse motivo ninguém comentasse muito sobre acumulo de capital.



Particularmente eu trocaria uma confortável vida sem violência e estresse por uma I.F, mas isso hoje é utopia, pelo menos em nosso país. Dessa forma prefiro seguir com o objetivo e ter mais uma opção de conforto no futuro.



9 comentários:

  1. Creio que pessoas precocupadas em acumular patrimônio para objetivos de médio e longo prazo sempre existiram.
    O que exitia em menor grau era esse apelo de curtir a vida qe temos hoje.
    Por vários motivos: Em gerações passadas carro não era objeto de desejo, viajens turísitcas era coisas ainda pouco exploradas, fora que os meios de transportes eram deficitários e para muitos lugares eram quase inexistentes.
    Não existiam todos esses equipamentos eletrônicos, não havia internet e redes sociais para ficar a todo momento te infomrando sobre coisas as quais você não tem nenhum poder, nem mesmo havia guerra de egos ou ostentação virtual.
    Os papéis eram bem definidos. Você nascia, crescia se casava geralmente bem jovem no caso das mulheres ou as vezes um pouco mais velho no caso dos homens, em geral a idade para casar ia dos 18 aos 24 anos para mulheres e dos 18 aos 28 para homens.
    Começava-se a trabalhar desde cedo, muitas vezes ainda menos de idade.
    O Marketing e a propaganda eram mais suaves. As pessoas tinham menos expectativa de vida etc. Se exigia menos instrução para entrar no mercado de trabalho, poucas eram as pessoas de classe média para baixo que chegavam ao ensino superior.
    Enfim em outras gerações a vida era mais simples e objetiva, o que gerava menos expectativa.

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo anon.

    Simplicidade é a palavra. Antigamente divertimento era jogar bola na rua descalço no campinho de terra. Para os pais era colocar uma cadeira na rua pela tarde e prosear com os vizinhos.

    Era normal as pessoas visitarem uns aos outros, apenas pela presença, e não por algum motivo especial como datas importantes.

    E como sempre não havia a tecnologia para ocupar o tempo de todos com informações que normalmente não vamos aproveitar.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Anon 02:26 foi perfeito no comentário dele. Adicionaria a isso o fato de que as informações sobre finanças, até bem pouco tempo atrás, eram bem escassas e por isso era quase impossível alguém sonhar com isso. No máximo deveriam sonhar em ganhar na mega da virada, ficar rico e gastar tudo.

    ResponderExcluir
  4. Também tem isso MIN.

    Mega Sena sempre foi a alavancagem de capital preferida da massa.

    ResponderExcluir
  5. Concordo muito com o que o micro investidor disse, as gerações passadas estavam limitadas aquilo que seus professores e pessoas mais próximas podiam ensinar, hoje com um pouco de interesse e boa vontade se pode aprender ao menos um pouco sobre praticamente qualquer assunto.

    ResponderExcluir
  6. Minha teoria é mais simples. tem 2 pilares
    1) As pessoas são educadas a serem infelizes. Gente infeliz consome, consome roupa, remedio, balada, viagem, faz empréstimo, casa, separa. Eu percebi isso muito jovem e me livrei dessa exigência. Busco a paz apenas. Sou um cara tranquilo e de bem comigo mesmo.
    2) As pessoas são educadas a ser frescas e se sentirem ofendidas. 50 anos atrás tinham que trabalhar em casa, cuidar dos irmãos, fazer comida, ir pra roça, carpir, apanhar dos pais. Era o normal e faziam pra tocar a vida. Hoje tem que ter TV, videogame, lei da criança, escola esquerdista e td mundo t falando q vc tem q ser popular, ter o último lançamento, ser amado, ser realizado, se vc é preto e n é filho do pelé é pq os brancos te escravizam, se vc é mulher e ta de tpm é pq os homens sao estupradores, e toda a idiotice que so gente desocupada consegue produzir. Todo mundo sabe que numa empresa o mais inútil é o gerente e sempre ele é o q mais atrapalha e enxe o saco devido ao seu tempo ocioso e cabeça nas nuvens.

    Quanto ao tema, obviamente tenho uma motivação pra acumular patrimônio, é a minha razão de viver basicamente. Quanto mais dinheiro mais escolhas são possíveis. Mas não preciso de motivação pra fazer as coisas, é só poupar e investir, ta no automático.

    Anon cada dia mais rico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu tivesse lido esse comentário há uns anos atrás eu diria que esse anon está louco, mas hoje eu concordo plenamente com ele. Quanto mais simplificarmos as nossas vidas, mas em paz estaremos. Acho que isso é até mais importante do que ser feliz, estar em paz.

      Excluir
  7. "Quanto ao tema, obviamente tenho uma motivação pra acumular patrimônio, é a minha razão de viver basicamente. Quanto mais dinheiro mais escolhas são possíveis"

    Épico, isso também faz parte de mim.

    ResponderExcluir