segunda-feira, 17 de abril de 2017

Comodismo do emprego mediano



Concurso atual


Após um extenso feriado – parei de trabalhar na quarta-feira à tarde e retornei hoje – me deparei com a notícia que o concurso que eu estava estudando a pelo menos cinco anos está na iminência de sair. Em pleno período mais conturbado que o país vive sem falar nas finanças deficitárias tanto da União quanto dos Estado me deparei com o comodismo do meu cargo mediano.


Quando fui empossado no cargo em que exerço minhas funções estava estudando a todo vapor, com o fim de galgar mais um degrau no organograma da máquina estatal. Estava afiado aquela época, no entanto, o cargo que eu pretendia ocupar teve o edital publicado durante o 9° período da faculdade, assim não iria preencher os requisitos. Certo de que periodicamente tinha concurso, pelo menos eram a cada 3 anos, esperei ansiosamente e continuei estudando dia após dia. Conclui dois cursos presenciais e um à distância. Ou seja, empreguei tempo e dinheiro, já que os cursos não são nada barato, tirando o online que eu assisti com um amigo.


Cargo que almejo 



Agora não vejo mais aquela vontade de estudar ferrenhamente, penso que isso se deve ao fato de ter conhecimento da situação do meu Estado em cumprir com o mínimo para o servidor, ou seja, o salário. Dessa forma tenho preguiça de estudar passar e não ser chamado, sem contar com o tamanho desemprego o que certamente ocasiona um maior número de candidatos aptos e afiados para abocanhar uma vaguinha.


Outro fator se deve ao salário que possuo hoje, que não é nada demais, contudo com o curso que fiz a minha expectativa de médio prazo é aumentar a remuneração de 30% a 50%, se isso acontecer meu salário em relação ao novo cargo ficará apenas 30% a menos. Claro que 30% por mês não é nada mal, mas é preciso avaliar que com maiores salários vêm maiores responsabilidades, e isso o novo cargo tem de sobra.



Sabotagem

Nesse ínterim percebi que meu cérebro tem me sabotado e esta me falando para não despender tempo com os estudos novamente. Porém a razão clama ao contrário, já que meu curso superior, até o presente momento não serviu em nada, pois quando passei no cargo era de nível médio. 


Dessa forma terei que iniciar a parte mais difícil para se realizar qualquer coisa quando não se quer, qual seja o convencimento para si mesmo. Você amigo leitor já deve ter passado por alguma situação análoga em que os contras falam mais que os prós mesmo sabendo que no fim vale à pena tentar.


Ao avaliar minha real situação, não há motivos para não estudar a não ser a falta de perspectivas acima, no entanto, sabemos que as crises são passageiras e com toda certeza elas se vão, e quando forem ficaremos melhores do que antes se fizermos boas escolhas no momento atual.







Coragem


Portanto cheguei à conclusão que vou tentar, é melhor ir a campo do que não ter a chance de participar da luta. Serão aproximadamente 4 meses de estudos e pretendo ir voltar a pegar o gosto pelo negócio, haja vista que o concurso é totalmente jurídico e a maioria da matéria é do meu interesse pessoal. 


No fim se não der certo, estou preparado para outro, ou nenhum, já que com a terceirização nem sei se terá concurso mais para este cargo. De qualquer forma vamos lá.


23 comentários:

  1. Olá LI,

    Conhecimento nunca é demais. O maior desafio será vencer a inércia atual e tentar.
    Venho passando pelo mesmo sentimento, tipo, quero melhorar, quero fazer, mas acabo me apegando ao sentimento de tranquilidade no emprego atual e nos meus investimentos, que, estão indo bem, mas, poderiam ser melhores se eu arriscasse mais.

    Comodismo, talvez ...

    Eu não tenho mais tanta paciência e tempo para coisas complexas.

    Excelente texto, e desejo sucesso na sua empreitada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado VDC, espero conseguir sair dessa bolha que me encontro e talvez conseguir atingir o objetivo.
    Interessante que isto não serve somente a mim, mas a todos nós que queremos muito, porém nos esforçamos de menos.

    ResponderExcluir
  3. Cargo mediano é de analista.
    Cargo ruim: tecnico para baixo.
    Cargo bom: fiscal, magistratura, procuradoria, promotor e afins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mineiro, então em qual me encaixo, nível superior 5,3k bruto. Não é técnico por ser superior nem tem salário de analista kkk.

      Excluir
  4. Isso é complicado... fiz um concurso e sou bem remunerado. Pensei em fazer para o MP, mas, além do esforço para ser aprovado em uma seleção bruta, se for o Federal, a maioria das vagas é para cidades de interior, e já estou estabilizado na capital. Se for pra o MP estadual, além de ir para o interior, vai ficar vendo briga de família ou tendo que mover ação penal, em alguns casos, contra bandidaço... não vale muito a pena e a remuneração não é muito maior que a minha (em alguns estados, a remuneração do promotor deve ser até menor). Mas se você acha que pode melhorar, é porque pode melhorar, então, foco no estudo pra resolver a parada de uma vez! Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anon, hoje já voltei a pegar meus alfarrábios um pouco empoeirados eu confesso, mas de grande valia.

      Vou lendo e continuar apreendendo, essa preguiça mental em que estacionou momentaneamente em meu corpo já está indo embora.

      Pior que eu tenho uma seleção de livros que comprei guardados e cheirando novos, contudo são assuntos que eu gosto que nada tem haver com o Direito. Mas vou dar um jeito de conciliar.

      Vlw, pelo incentivo.

      Excluir
  5. vamo que vamo,tudo que voce pensa em nao fazer tem que ir e fazer o contrario! sair da zona de conforto e botar pra fuder!! kkkk, to no desespero também estudando todo dia..é complicado mas sem luta sem gloria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade o lance é começar a respirar o que se quer.

      Vou passar a alterar minha rotina e ralar enquanto estou solteiro e sem filhos.


      Vamos a luta kkk.

      Excluir
  6. Boa sorte Lawyer!

    Conhecimento é sempre bom!

    ResponderExcluir
  7. Sou Auditor Fiscal em SP. O cargo está longe de ser aquilo que me contaram. Mas não me arrependo de nada, principalmente se me lembrar do meu tempo de privada. No fim, todo o esforço valeu a pena.
    Força e bons estudos

    ass: AFR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, parabéns pelo cargo! Conta sobre a sua rotina de estudos.

      Excluir
  8. Lawyer, compensa estudar Direito visando a carreira de Delegado de Polícia ou você acredita que já está saturado de bachareis em Direito disputando esses cargos? Tenho 25 anos e já conclui um curso superior. Mas, penso que não compensaria estudar mais 5 anos sendo que caso surja um concurso para delegado, a concorrência será altíssima, devido tanto a diminuição de concursos quanto ao grande contingente de graduados em Direito atrás de uma vaga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ficar olhando isso meio que desanima, tem concursos que demoram muito como o que vou tentar, outras eram periódicos. Para falar a verdade se me perguntasse hj se eu faria direito a resposta era não, contudo já que fez acho válido estudar. Já que tem perfil para Direito penal eu sugeria vc a investir em advocacia criminal, pois paga muito bem e na hora.
      Pense nisso.

      Excluir
    2. obrigado pelo conselho Lawyer. Realmente advocacia criminal pelo que eu conheço paga bem. Por que ninguém quer ficar preso sendo que o cara tira dinheiro até de pedra para não ficar preso. Mas, como é uma área que tem um retorno financeiro imediato há também bastante concorrência. Tenho até um conhecido meu que é/era policial e advogava mas não assinava devido a restrição. Zoava ele falando que o bico dele era soltar quem ele havia prendido.

      A propósito, o concurso que você almeja é aquele que tem um projeto em tramitação no congresso que permite conciliar o cargo público com a advocacia privada?

      Excluir
    3. Prefiro não falar do cargo que almejo para manter o anonimato, assim como você nos comentários.
      Mas para dizer a verdade nem sei qual cargo é esse, kkkk, conta ai.

      Excluir
  9. Não precisa publicar mas o doutor almeja ser advogado da união.

    ResponderExcluir
  10. Concurso publico é uma semi-loteria. Sou servidor publico do baixo escalão, portanto não digo isso por inveja dos servidores.
    A grande vantagem dos concursos é não precisar de Q.I. ou mesmo se submeter a dinâmicas de grupo ridículas feitas por algumas empresas, fora as trocentas exigências para se pagar algo em torno de 2k.
    Depois de empregado já prestei outros concursos, mas sinceramente não me empolgo ao disputar uma vaga com 500, 1000 pessoas onde a perda de 1 ponto pode ser a diferença entre a aprovação ou reprovação. Meu posicionamento pode não ser o mais adequado, mas apostar todas as fichas em um concurso como algumas pessoas fazem é um erro ao meu ver.
    Concurso é uma possibilidade, mas não deve ser a única.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou apostando minhas fichas nesse certame tão somente por que estou atoa à noite.
      Já que não tenho nada melhor de graça para fazer acho válido arriscar.

      Excluir
  11. Fala Lawyer, esse tipo de cargo que você almeja creio que não sofrerá com a terceirização !!! Isso ficará mais para cargos operacionais, por exemplo funcionários de TI de um tribunal, esses sim devem ser terceirizados

    ResponderExcluir
  12. Fala, Lawyer.

    Dá uma comentada no meu post sobre Juizado Especial.

    Acredito que seu conhecimento será útil:

    https://academicoinvestidor.blogspot.com/2017/04/cai-no-conto-do-vigario-sera-que-tem.html

    ResponderExcluir
  13. Acredito q eh válido vc estudar sim... tb já tive essa fase de me autosabotar, na época era técnico e com a função que eu tinha ganhava X. O cargo que queria, nível superior, ganhava 1,4X. Pensei em nem estudar mais, pois estudar cansa muito e vc deixa de fazer várias coisas para estudar (muitas delas "dispensáveis", como Netflix, heheeh). Mas o que vc tem q ver tb é o salário final. No meu caso, como técnico seria 1,3X, já no outro cargo era algo em torno de 2,2X.
    Sem contar no status da carreira e nos aumentos futuros. E o local de trabalho melhorou muito tb. Depois posto mais sobre isso... Abraços!!!

    ResponderExcluir