quinta-feira, 9 de março de 2017

Estou de mudança




Pois é amigos, decidi e no mês de Abril vou mudar definitivamente para minha casa. Fica um pouco longe do trabalho cerca de 48km de distância, no entanto, acredito que o custo maior no orçamento valerá a pena.


Como relatei em posts anteriores, moro alguns dias da semana na casa dos meus pais e outros na minha, essa normalmente nos finais de semana. Já morei sozinho por 3 anos e as experiências foram muito boas. Agora quero provar novamente do gostinho. A relação com minha família é a melhor possível. A casa dos meus pais é muito grande e confortável e só moramos nós três. As despesas fixas daqui eu pago, como água, luz, internet e continuarei fazendo isso, pois além de já terem colocado o orçamento de acordo com essas obrigações, minha mãe continuará lavando e passando minhas roupas, portanto nada mais justo. Além do mais esporadicamente ficarei na casa deles também, um dia que estiver mais cansado ou necessitar de acordar muito cedo.


Outro motivo que me levou a tomar esse rumo é o fato de voltar com o foco nos estudos para concurso. A rua que eu moro, assim como as outras grandes metrópoles, é muito barulhenta e movimentada e isso tira facilmente a atenção de quem se debruça em cima dos livros. Ademais tem o fato de terem mais pessoas na residência, cachorros, televisão ligada, telefone, sendo assim tudo conspira contra.



A cidade onde construí minha casa é mais afastada da capital e está se desenvolvendo ainda. Para vocês terem uma ideia na rua onde ela fica em toda sua extensão tem apenas 12 residências construídas e todo o resto são lotes vagos. Dessa forma dificilmente passa um veículo na rua. Só tenho um casal de idosos como vizinho de um lado da construção o que facilita muito o sossego.






Vamos para os gastos. Como me desloco para o trabalho quase exclusivamente de motocicleta, o aumento do gasto do combustível não irá impactar tanto o orçamento. Na verdade eu reformulei e vou conseguir seguir com a ofensiva de aportes na base de 2k mensais.


Hoje gasto R$40,00 mês para ir trabalhar de moto. Mudando será algo em torno de R$230,00. Com alimentação não muda muito coisa, pois não tomo café nem almoço em casa e pela noite como apenas uma proteína e salada. Na minha casa não tem disponibilidade de internet e até o sinal do celular é fraco, portanto também não terei esse gasto. A única coisa que mudou mesmo foi o valor que eu guardava mensalmente para gastos extraordinários que era na base de R$400,00 mensais. Era dai que tirava todos os custos extras que apareciam ao longo do ano. Agora caíra para R$100,00, porém com algum reajuste salarial acredito que retornarei rapidamente a estratégia.


Estou com uma dúvida cruel em relação ao deslocamento. Como já citei vou de motocicleta para o trabalho e é uma fan 150cc, ou seja, bem fraquinha para rodovias. E o trajeto que pegarei diariamente de 100km será exclusivamente nesse tipo de via. A moto está com pouca quilometragem e estou pensando por conforto e segurança trocar por uma Fazer 250cc que além de mais potente é mais estável. No entanto, teria que deixar de aportar por um mês e isso está me tirando noites de sono.


Para quem está no começo 2k de aportes mensais faz muita falta, pois o bolo começa a tomar forma muito lentamente. Pensei em ficar com a 150cc durante uns 5 meses e nesse período eu conseguiria trocar de moto sem mexer no dinheiro do aporte. Não sei o que faço. Gostaria de saber a opinião de vocês, amigos leitores.


Espero que eu colha bons frutos dessa mudança. Morar com os pais é sempre bom, mas chega um momento na vida do homem (e aqui trata-se do sexo mesmo) que ele tem que sair do ninho. Apesar de toda boa convivência que possuo a casa não é minha e sim de outro macho, meu pai, e sempre ele será o detentor de todo poder naquele local, mesmo que queira fazer eu acreditar que não. Tanto ele quanto minha mãe ficaram chateados em saber que vou sair, no entanto, é necessário e só assim vou obter mais um passo na escada da independência.



6 comentários:

  1. faz o teste com a Fan, se vc não gostar, pega um Fazer usada... 1 mês sem aportar... em 20/30 anos... não faz a mínima diferença... Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é anon, testes já fiz, pois de vez em quando eu vou pra lá com ela. Já tive 11 motos então tenho experiência em todas na estrada. O que está me remoendo é fugir da estratégia. Martírio de pobre né kkk.

      Excluir
  2. LI, e se você alugar a sua casa para um terceiro e morar em uma alugada mais próxima do trampo?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Sequoia, já pensei nisso também, o problema é que o aluguel na região da minha casa é muito barato, tipo uns R$300,00 e próximo ao serviço é em torno de R$700,00.

      Para piorar minha casa tem piscina e outras coisas que demandam mais cuidados e com certeza inquilino não cuidaria. Estou analisando propostas para alugar o local para eventos no final de semana.

      Excluir
  3. LI, vc já pensou na possibilidade de estudar em uma biblioteca pública ou alugar uma baia em sala de estudos? Eu também estou na caminho do emprego público e não consigo me concentrar em casa por muito tempo.

    Se não houver outra possibilidade faça a aquisição da nova motocicleta. Com a aprovação no cargo novo vc vai aportar mais.

    ResponderExcluir
  4. Aqui perto da minha casa não tem biblioteca e nunca ouvi falar dessas baias kkkkk.
    Que roça ne. Acho que vou ter que pular na motoca mesmo.

    ResponderExcluir