sexta-feira, 3 de março de 2017

Série – Os veículos que já tive e seus custos – Parte Final




Chegou ao fim essa série em que trato dos veículos e seus custos. Já realizei meu sonho em vida. Sim, eu mereci e curti. Compensou Lawyer? CLARO MEU CARO. KKKKK.


Então até agora falei das carroças que já possui e possuo. Agora vou falar do meu brinquedinho que durou longos 6 meses. Isso mesmo comprei para curtir e compensou cada centavo. A moto escolhida foi a que se tornou febre na internet através de um famoso “youtuber” conhecido como “tiozão”.


Ele começou a fazer vídeos em cima de uma 600cc da Yamaha, modelo XJ6, que era a proposta mais acessível na época para quem tinha a vontade de iniciar no mundo dos 4 cilindros.


Ficava horas e horas vendo os vídeos e curtindo a emoção como se fosse o piloto. Sonhava em ter aquele tipo de veículo e como sempre fazia contas intermináveis para avaliar se eu poderia ser mais um no mundo das médias cilindradas.





No próprio youtube há diversos canais que realizam o cálculo de quanto custa para adquirir e manter uma moto desse tipo. A maioria das pessoas que observei não tinham condições financeiras reais de possuir aquele bem e sacrificavam todo o salário para curtir aquela emoção. Estão certos? Errados? Não sei, não sou eles, nãos os conheço, tampouco sei seus sonhos e perspectivas, contudo posso afirmar que pela alegria passada nas diversas horas de filmagem eles realmente estavam felizes. 


E era essa felicidade que eu gostaria de sentir. Foi então que após terminar 95% da minha casa (já contando com área de lazer da piscina) resolvi adquirir a motoca e provar do seu gosto um pouco. Já comprei com intenção de vendê-la em um curto espaço de tempo. E assim o fiz.


Na época desembolsei algo em torno de 20,9k em uma moto com apenas 20.000km rodados. Ou seja, não haveria problemas com manutenção, essa era a expectativa. Paguei a taxa de transferência. Fiz um seguro pé de chinelo (cooperativa – que é uma bosta), e fui ser feliz. 


Ela já veio com alguns equipamentos e o escape aberto (som de fórmula 1) então não gastei com absolutamente nada nesse sentido. Até por que já estava na minha mente que eu não investiria em acessórios mesmo.


Quando eu saia na rua não tinha sequer um ser vivo que não olhava eu chegar. Com certeza pelo som estrondoso e grave que a máquina emitia e posso garantir não era insuportável e sim maravilhoso.


Vamos aos custos.

- Consumo – médio 16km/l até 100km/h.
- Óleo – R$55,00
- Transferência – R$135,00
- Revisão – R$200,00
- Relação – R$700,00
 - Seguro – R$145,00 x 6 = R$870,00.

Total: R$1.960,00


Fiquei seis meses com ela e andei uma média de 2.000 km. Nos dois primeiros meses rodava todo final de semana. Já nos dois últimos cheguei a rodar apenas um. A novidade acabou, todo mundo já tinha me visto e eu já tinha enjoado um pouco. Acredito que o estado de euforia inicial da novidade não durou mais que 3 meses. 


Cumprido a missão anunciei a motoca e troquei por uma menor. A pessoa me deu uma no valor de R$9.300,00 mais R$12.000,00. Vendi também a outra por R$9.000,00 e recuperei o investimento.


Claro que perdi dinheiro nessa brincadeira, porém realizei um sonho e quando tiver condições no futuro me darei esse luxo novamente, mas com uma experiência, que bens matérias não são aquilo tudo e depois de um tempo enjoam. Acredito que o conhecimento que a I.F traz é muito melhor e a oportunidade de se dedicar a outras coisas.


Conclusão. Gasto sem retorno R$1.960,00 / 6 meses = R$326,66. Fora o custo de oportunidade perdido com o dinheiro investido. Mas como já falei, valeu cada centavo. Hoje já penso que alugar um veículo assim esporadicamente compense mais, contudo não conheço ninguém que presta esse tipo de serviço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário