quinta-feira, 18 de maio de 2017

Seja a diferença em sua vida




Motivação



Diante da situação em que estamos vivendo é hora procurarmos canalizar nossa energia para termos certeza no lugar em que queremos chegar. Em tempos de crise o clichê mais conhecido é aquele que diz que nessa situação é onde mais surgem oportunidades. Porém se manter de pé quando se está no fundo do poço não é tão fácil quanto parece. Para alguns que como eu estou emprego, mesmo que sem perspectivas de melhoras, é mais tênue essa situação. Escrevo isso, pois me deparei essa semana com duas pessoas que me pediram para indicar algum emprego já que ambos estão desempregados.



Vamos analisar os perfis - A moça



A primeira pessoa é um esquema que eu tenho. Uma moça linda, loira, rata de academia no auge dos seus 21 anos. Pelo seu corpo dá pra perceber que faz uso de algo mais que suplementação, não sei se com acompanhamento de profissional ou não (pra ser politicamente correto escrevi isso).


Ela parou de estudar com 15 anos para – para mesmo, dá até vontade de chorar – não fazer nada. Não conheço a família dela, já que sempre a encontro, pego ela na porta de casa (bairro e casa ruim) e vou me divertir. Acredito que ela não fez muito nesse meio tempo, levando em consideração que seu último emprego, sem querer desmerecer, era de garçonete em uma lanchonete.


Assim pedi seu currículo e não espantado me deparei com sua ampla experiência, qual seja, a do último emprego nos dois anos anteriores. Quando passei para a área dos cursos percebi que ela tinha concluído o ensino médio pelo telecurso. Já é alguma coisa né. Agora fica difícil conseguir ajudar ela recomendando para os cargos que tenho acesso, devido à escassa qualificação e falta de experiência em outras áreas.


Meu chegado


Na mesma linha seguiu um amigo que possuo desde criança. Pensem em um cara que enrolou os outros desde sempre, ou seja, da sua existência. Todos os empregos que teve foram do tipo dar golpe nos outros. Igual àqueles vendedores que batem de porta e porta e vendem interfone, colchão magnético e outras tranqueiras por preços surreais, sempre para idosos. Para se ter uma ideia quando perguntei a ele o preço de um interfone fui informado que o chefe dele comprava por R$220,00 cada unidade e ele vendia para idosos no cartão de crédito ou financiamento bancário por até R$3.000,00, e de comissão embolsava 40% da jogada, dá pra acreditar? Não teve controle e o universo conspirou contra, está quebrado literalmente.


O camarada ainda reclama que a vida está ruim e nada dá certo para ele. Que eu e outros amigos demos sorte na vida. Ai eu penso! Sorte porra nenhuma, só vivi honestamente e fiz o que era certo, isto é, trabalhar e estudar arduamente.


Nunca, mas nunca mesmo eu o indicaria para trabalhar em nenhum lugar, apesar de não revelar para ele é claro.





Lição


Portanto a lição que tiro dessas situações é a seguinte, faça o básico o tempo todo que no final você será uma pessoa que não passará aperto. Os diversos relatos e palestras que já assisti de pessoas bem sucedidas foram nesse sentido, todos eles sempre foram à média, ou seja, de zero a dez eram nota seis. Nenhum foi um super gênio ou pessoa perfeitamente destacável, porém o diferencial foi o aperfeiçoamento ao longo do tempo, na mesma forma que os juros compostos trabalham a nosso favor, lentamente e constante.




9 comentários:

  1. Fala Lawyer, no segundo caso é típico a pessoa que sempre quer dar um de esperto, mas acaba se ferrando !! lei do retorno !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Stifler, a pessoa não anda corretamente e quer que coloquemos o nosso na reta por ela ainda.

      Excluir
  2. A loirinha tem pegado diretao? Esse tipo nao pode ceder muitos benesses que abusa. Vejo muitas pessoas que nao correm atrás de crescer. Nada nessa vida é facil de forma honesta.

    ResponderExcluir
  3. Pego quado dá, não mta moral, até pq onde ela mora é região mto ruim, perigoso, então vez ou outra faço contato, ela é bom tirar onda em.barzinho e afins.

    ResponderExcluir
  4. Lawyer, se tem uma coisa que aprendi na minha vida é que não existe jeito fácil de se dar bem, pelo menos no longo prazo. Pra construir alguma coisa sólida, seja carreira, patrimônio, relacionamento ,etc, vc precisa trabalhar direito e aos poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ou seja, constantemente. Não adianta querer ficar rico da noite para o dia dando golpe nos outros ou pegando atalhos.

      Excluir
  5. em vez de indicar,arrume alguma forma de a pessoa encontrar o emprego e o empregador encontrar a pessoa sem que ambos saibam tecnicamente que foi voce que arranjou tudo...pode parecer dificil mas é simples,e te poupa de uma dor de cabeça enorme do tipo:

    "o serviço é ruim ganho pouco bla bla"
    "a pessoa q vc me indicou é um lixo n faz nada e ainda atrapalha"
    "nao aguento mais n sei oq se vc n tivesse falado eu poderia ter algo melhor etc"

    ja passei por isso...

    ResponderExcluir
  6. Nem assim tenho coragem Vet, sabe por quê? Por que eu mesmo já passei raiva quando empreguei esse colega e no final das contas tive muita dor de cabeça.

    Então não vou repassar o mal para frente, ele colhe o que planta, mas mesmo assim não deixo de sentir um pouco de pena. Acredito que seja muito pela criação já que os pais dele são muito.enrolados, do tipo que compra tudo de todos e não paga ninguém. No entanto, mesmo nesse ambiente um irmão dele vingou e hoje é casado, formado, e muito bem de vida.

    Vai entender.

    ResponderExcluir
  7. É o caso de seguir o exemplo ao contrário. Ou seguimos o caminho dos nossos pais ou fazemos exatamente ao contrário por entender como um exemplo reverso.

    ResponderExcluir